Candidata à presidência da Fiocruz, Nísia Trindade, visita a Fiocruz Rondônia

Nó último dia 13 de outubro, Nísia esteve em Porto Velho visitando a sede da Fiocruz Rondônia. Recebida pelo Diretor, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira, e pelo Vice-Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Serviço de Referência, Jansen Fernandes de Medeiros, Nísia participou de dois encontros, com os servidores do prédio da Fiocruz e do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem). “Trago a carta compromisso da nossa candidatura, que coloca como pontos fortes: o direito universal a saúde; a ciência, tecnologia e inovação a serviço da sociedade; a valorização dos trabalhadores; e uma gestão que fortaleça o sistema integrado da nossa instituição”, destacou a candidata.

Durante as apresentações, Nísia Trindade destacou a importância do papel social da instituição no país. Ao longo da conversa, a candidata reforçou a ideia de uma construção coletiva de unidade na Fiocruz, através da integração das várias instâncias de colaboradores, trabalhando pela força do sistema Fiocruz.

Nas rodas de conversa, a transição do escritório de Rondônia para a condição de unidade técnico-científica foi um dos temas abordado pelos trabalhadores. Nísia afirmou que é um processo que deve acontecer, não de imediato, e sim com o amadurecimento da unidade, e que haverá tempo de dialogar e trabalhar as perspectivas futuras em Rondônia. Nísia enfatizou também que este é um movimento que deve ocorrer de forma gradativa e que precisa encerrar com aprovação em Congresso Interno.

Além desse ponto, a pauta abordou temas variados como: o futuro da Fundação considerando o cenário nacional onde são previstos cortes orçamentários, a criação de um programa de recepção para os novos servidores, infraestrutura e manutenção do apoio técnico qualificado nos laboratórios, o fortalecimento do Sistema Gestec-NIT, a cobertura da FioSaúde, o fortalecimento da integração entre a Fiocruz e as universidades e o intercâmbio de pessoal das áreas de ensino e pesquisa, entre outros.