Conheça as 20 propostas para os trabalhadores da Fiocruz

Trabalho digno: valorização do trabalhador, inclusão e respeito à diversidade, esse é o compromisso 3 da Proposta em construção da Nísia, que está disponível detalhada em nosso blog.  Você pode contribuir enviando suas sugestões para as 20 propostas apresentadas. 

Uma instituição estratégica de Estado só se constrói e se sustenta por meio do protagonismo de seus trabalhadores e trabalhadoras. Na Fiocruz são eles os responsáveis por construir uma instituição cada vez mais comprometida com a solução dos problemas de saúde da sociedade brasileira e com o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação. Para Nísia " temos o desafio de valorizar todas as carreiras, de maneira a propiciar à todos oportunidades para o desenvolvimento profissional e conciliar o crescimento individual com os objetivos de uma instituição estratégica de Estado. 

Em função de todos estes desafios é que nos baseamos no conceito de trabalho digno para orientar nossas propostas e realizar o compromisso de fazer valer o trabalho como lugar de expressão pessoal e coletiva, promovendo relações de trabalho inclusivas e com respeito à diversidade. Promover o trabalho digno significa criar oportunidades para que as pessoas tenham um trabalho criativo, em condições de liberdade, ética, equidade, segurança e dignidade humana. É também democratizar as relações de trabalho com o fortalecimento do papel dos trabalhadores, do Estado, das instituições e de organizações sindicais fortes e participativas.

Destacamos cinco componentes centrais para avançarmos no compromisso de valorizar os trabalhadores e promover relações de trabalho inclusivas e com respeito à diversidade nos próximos quatro anos: Desenvolvimento na carreira, Acessibilidade e inclusão, Promoção da cultura do respeito às diferenças, Enfrentamento do assédio sexual e moral no trabalho, Promover a Saúde do Trabalhador, Fortalecer o Programa Institucional Fiocruz Saudável.

Para cada componente apresentamos um conjunto de 20 propostas, muitas chegaram por sugestão no blog, conversas nas Unidades, debate virtual, enfim, a escuta está sendo feita para que de fato se construa uma Fiocruz de todos. 

Veja algumas propostas:

  • jornada reduzida para amamentação para todas as trabalhadoras da Fiocruz
  • atuar permanentemente junto ao MP para garantir a implantação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA) para analistas e tecnologistas.
  • Implantar o Núcleo de Acessibilidade da Fiocruz
  • implantar a política proposta pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e Assédio Moral no Trabalho e aprovada no CD Fiocruz
  • Consolidar o Plano Integrado de Atenção às urgências e emergências nos campi Fiocruz, considerando os campi como áreas protegidas

Conheça as 20 propostas para os trabalhadores da Fiocruz - Trabalho digno: valorização do trabalhador, inclusão e respeito à diversidade