Conheça as propostas para a Fiocruz do futuro

                                                                

A Fiocruz, nos próximos quatro anos, deve valorizar ações que não apenas qualifiquem e ampliem o seu papel e sua importância no cenário científico e tecnológico em saúde no país e internacionalmente, como também siga aprimorando as condições que lhe garantam, no longo prazo, um futuro promissor, incluindo o cumprimento continuado de sua missão, o alcance da visão projetada e o reconhecimento da sociedade. Esta construção deve ser plenamente alinhada ao papel de instituição estratégica para o Estado e para a sociedade brasileira. Isto implica em pensar o futuro da saúde e do SUS, o futuro da ciência, da tecnologia e da inovação, nas várias áreas que compõem a instituição. O compromisso de futuro da Fiocruz deve considerar a perspectiva da conquista da soberania do país no âmbito da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Por isso, é fundamental que, como parte da construção do trabalho a ser desenvolvido durante os próximos quatro anos, possamos estabelecer cenários de futuro, que nos permitam antecipar questões relacionadas à pesquisa, à capacitação e à geração de insumos para a saúde, numa perspectiva de duas a três décadas.

Em praticamente todas as áreas do conhecimento, e em especial nas ciências biomédicas, os projetos de pesquisa têm se tornado cada vez mais complexos – por vezes mais caros e demandantes de melhores infraestrutura. É o caso de trabalhos elaborados por um grande número de autores, de diversas instituições, organizados em redes ou consórcios, que lidam com uma enorme quantidade de dados. Neste contexto, a Fiocruz deu um passo importante para lidar com tratamento do chamado “big data” por meio da recente construção da sala cofre e estabelecimento de uma nuvem Fiocruz. O futuro impõe ainda a abertura a cooperações e interações institucionais externas, nacionais e internacionais, de modo a gerar mais eficiência e efetividade na produção científica e no desenvolvimento tecnológico para o país.

Nessa perspectiva, destacamos seis diretrizes centrais para avançarmos no compromisso de contribuir para a construção da Fiocruz do Futuro: prospecção de futuro; cooperações, estruturas em rede e modelos abertos; qualificação profissional permanente; infraestrutura técnica e operacional; gestão integrada e de elevado padrão; e fortalecimento do alinhamento institucional

Propostas:

1.      Instituir um núcleo de inteligência do futuro, que reúna especialistas de diferentes áreas para produzir e fornecer previsões, análises e estudos futuros como suporte ao desenvolvimento institucional e à tomada de decisões estratégicas de futuro e investimentos.

2.      Estabelecer processo de preparação e realização do VIII Congresso Interno com o objetivo central de atualizar a visão de futuro institucional, baseando-se nos princípios de integração e coesão institucional.

3.      Reestruturar o sistema de gestão e a organização da Presidência, a fim de elevar a capacidade de integração e coordenação interna com o conjunto da instituição.

4.      Dinamizar e ampliar os instrumentos e espaços de consulta, ausculta e participação da comunidade interna, através de mecanismos sistemáticos de prestação de contas e audiências públicas.

5.      Promover maior integração entre as diretorias executivas da presidência, aprimorando o padrão de serviços, integrando processos e gerando maior agilidade e economias de escopo e escala.

6.      Seguir aprimorando a infraestrutura e serviços de TI, assumidos como dimensões estratégicas e fundamentais para qualidade, excelência, continuidade e segurança das atividades institucionais.

7.      Sistematizar e alinhar o conjunto de proposições técnico-operacionais relacionadas às grandes intervenções já planejadas, como os empreendimentos para as diversas unidades, ajustando-os aos planos diretores de desenvolvimento, tanto do campus de Manguinhos, incluindo o Plano de Ocupação da Área Preservada – POAP, como os planos dos demais campi.

Leia o texto completo do Compromisso 10: Fiocruz do Futuro