Fiocruz e UFRJ criam centro de referência em farmoquímica:

Nísia envia mensagem à direção de Farmanguinhos e aos trabalhadores e colaboradores pela importante conquista para a Fiocruz e o Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinam nesta quinta-feira (6/10), às 10h, no auditório do Parque Tecnológico da universidade, um acordo que permitirá, em médio prazo, o desenvolvimento, em escala-piloto, de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA). O Centro de Referência Nacional em Farmoquímica do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) será implantado em área cedida no Parque Tecnológico, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro, onde fica o principal campus da universidade.

Nísia está na Fiocruz Bahia apresentando suas propostas à presidência da Fiocruz e ouvindo trabalhadores e estudantes: 

Prezado Hayne e colaboradores de Farmanguinhos,
Infelizmente, por motivo de viagem às nossas unidades regionais, não poderei estar presente nesta importante cerimônia de assinatura do Termo de Cessão do terreno no Parque Tecnológico da UFRJ para Farmanguinhos/Fiocruz.
Certamente hoje é um dia histórico para nossas instituições. Este Acordo vem selar uma parceria sólida que une a Fiocruz e a UFRJ na luta pelo desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país.
Em relação à instalação do Centro de P&D em síntese e Planta Piloto no Parque Tecnológico da UFRJ, considero a iniciativa de relevância estratégica para o Brasil, pois integrará de forma sinérgica os esforços da UFRJ, por meio do Instituto de Química, Escola de Química, COPPE, Faculdade de Farmácia, Instituto de Pesquisa em Produtos Naturais, entre outros, à vocação da Fiocruz em trabalhar em prol da Saúde Pública em atendimento às necessidades do SUS, fomentando parcerias e redes estrategicas.
Assim, para finalizar, parabenizo Farmanguinhos, o Parque Tecnológico da UFRJ, a UFRJ na figura de seu Magnífico Reitor - Prof. Roberto Leher – e certamente vou apoiar e trabalhar, no sentido de viabilizar e agilizar, o mais rapidamente possível, a materialização desta inciativa.
Um forte abraço em todos(as).
Nísia Trindade Lima

Veja matéria completa sobre o centro de refrência