Inscrição da candidatura de Nísia é acompanhada por mais de 150 pessoas

Nísia Trindade Lima formalizou sua candidatura à presidência da Fiocruz fazendo sua inscrição na manhã do dia 22 de setembro, conforme estabelecido no regulamento eleitoral. Após reunir aproximadamente 150 trabalhadores e estudantes no Parque da Ciência, no Museu da Vida, a comitiva acompanhou a candidata na caminhada até a Secretaria da Comissão Eleitoral, localizada na sede do Canal Saúde, no Campus de Manguinhos. No ato, Nísia entregou o Curriculum Vitae, onde estão descritas suas atividades acadêmicas e de gestão no formato do currículo Lattes, um memorial, onde relata e comenta fatos da sua tajetória, além de apresentar ideias para o seu projeto institucional e uma fita de cor violeta. Ao depositar a fita sobre os documentos, Nísia afirmou que de fato a escolha teve como referência a cor utilizada no Dia Internacional da Mulher. “É simbólico, não apenas como representação do feminino, mas de uma luta muito mais ampla, por todos, pela justiça, pela sociedade e por condições dignas de trabalho. É uma forma de dizer que a nossa campanha é por uma Fiocruz como construção de todos”, explicou a candidata.

O presidente da Comissão Eleitoral, Arlindo Fábio, manifestou sua alegria ao receber a inscrição e considerou a chegada da primavera um sinal auspicioso para o pleito eleitoral. “Toda primavera traz esperança, apesar de toda e qualquer adversidade que possa ter acontecido no inverno e estamos em um processo invernal há algum tempo”, ponderou. Em seguida comentou que houve um investimento significativo na ampla divulgação do processo eleitoral. “Tentamos mostrar que, no ambiente em que vivemos, a Fiocruz dá um exemplo e convoca um processo eleitoral onde todos os trabalhadores tem participação. Eles vão decidir quem será a presidente nos próximos quatro anos e qual será o processo de trabalho que vai marcar esse período. Será um momento de politização, mais do que de partidarização”, concluiu.

Recebida com aplausos e palavras de ordem ao sair do prédio, Nísia agradeceu a presença de todos e afirmou que a campanha pretende fortalecer a Fundação. “Queremos a Fiocruz firme e forte na defesa dos direitos, do SUS e de todos nós que nos orgulhamos desta instituição. Fiocruz: construção de todos!”, enfatizou.